sexta-feira, 28 de novembro de 2008
IRB sevens - Dubai
Ao vencer a selecção dos EUA por 22-12, os lobos concluiram o primeiro dia da primeira etapa do circuito da IRB da melhor foma, depois de terem averbado duas derrotas com as fortes selecções da Inglaterra e Fiji por 31-7 e 12-0 respectivamente. De realçar que ao intervalo do segundo jogo, Portugal encontrava-se empatado 0-0 com as Ilhas Fiji umas das selecções mais fortes deste circuito.
Amanhã os lobos defrontarão nos 1/4 final da Taça Bowl a Geórgia, que somou 3 derrotas em 3 jogos contras as selecções da Argentina, Samoa e França.
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
França:Partida
Rugby na TV
Este fim-de-semana, as transmissões televisivas de rugby internacional dividem-se pelo Top14, pela recepção da Inglaterra à Nova Zelândia (primeira classificada no ranking da International Rugby Board) e pela primeira etapa do circuito de sevens da IRB no Dubai. Os horários das transmissões são os seguintes:
Toulouse vs Bayonne
- Sexta-feira, dia 28 de Novembro às 19.35h na Eurosport2 em directo e exclusivo.
Inglaterra vs Nova Zelândia
- Sábado, dia 29 de Novembro às 14.20h na Sporttv2 em directo e exclusivo - Terça-feira, dia 2 de Dezembro às 23.30h na Sporttv1 - repetição
Inglaterra: D Armitage; P Sackey, J Noon, R Flutey, U Monye; T Flood, D Care; T Payne, L Mears, P Vickery, S Borthwick, N Kennedy, J Haskell, M Lipman, N Easter. Suplentes:D Hartley, M Stevens, T Croft, T Rees, H Ellis, D Cipriani, D Hipkiss.
Nova Zelândia: Mils Muliaina; Joe Rokocoko, Conrad Smith, Ma'a Nonu, Sitiveni Sivivatu; Dan Carter, Jimmy Cowan; Tony Woodcock, Keven Mealamu, Neemia Tialata, Brad Thorn, Ali Williams, Jerome Kaino, Richie McCaw (capt), Rodney So'oialo.
Suplentes: Hikawera Elliot, John Afoa, Anthony Boric, Kieran Read, Piri Weepu, Stephen Donald, Isaia Toeava.
Circuito Mundial de Sevens IRB - Dubai
Sexta-feira 28 de Novembro: 09.10h Inglaterra - Portugal Sporttv1
12.30h Fiji - Portugal Sporttv1 directo e exclusivo
14.30h Inglaterra - Portugal Sporttv1 directo e exclusivo
Sábado 29 de Novembro: 16.30h Final Shield Sporttv2 directo e exclusivo
17.00h Final Bowl Sporttv2 directo e exclusivo
17.30h Final Plate Sporttv2 directo e exclusivo
18.00h Final Cup Sporttv2 directo e exclusivo
terça-feira, 25 de novembro de 2008
França: Regresso
A última oportunidade...
O País de Gales parece ter maiores probabilidades de cometer essa proeza uma vez que tirando a segunda parte frente aos All Blacks, têm realizado grandes exibições plenas de confiança e frente à Austrália contarão com o agora considerado melhor jogador do mundo, o ponta Shane Williams.
Quanto à Inglaterra, terá certamente tarefa mais complicada frente aos todo-poderosos All Blacks que têm feito mossa em todos os jogos até aqui disputados, e certamente não vão querer desperdiçar uma oportunidade de ouro de enfrentar uma Inglaterra bastante fragilizada e quem sabe conseguir um resultado histórico em Twickenham. Para contrariar este facto, os homens da rosa terão que entrar em campo com o orgulho ferido face à humilhação do passado fim-de-semana frente à África-do-Sul e não voltarem a cometer os mesmos erros infantis. Martin Johnson já divulgou a convocatória e o destaque vai obviamente para Cipriani que desta vez ficará no banco, indo para a posição de médio-de-abertura Toby Flood, jogador do Leicester que tem sido considerado por muitos o melhor abertura da corrente edição da Guiness Premiership.
Portugal no site da IRB
A Selecção Nacional de Sevens teve direito, esta semana, a um grande destaque no site da International Rugby Board pelo facto de se apresentar em grande força nestas primeiras duas etapas do circuito da IRB. Para ler a noticia original clique aqui.
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Resultados do fim-de-semana
Japão 32 - 17 EUA
Uruguai 46 - 12 Chile
País de Gales 9 - 29 Nova Zelândia
Irlanda 17 - 3 Argentina
Escócia 41 - 0 Canadá
Inglaterra 6 - 42 África do Sul
Bósnia Herzegovina 18 - 7 Azerbeijão
República Checa 11 - 9 Moldávia
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
Selecção de Sevens premiada
O Par de Mãos aproveita para dar os parabéns à Selecção Portuguesa de Sevens desejando assim que continuem a coleccionar muitos mais titulos e vitórias para Portugal!
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Rugby na TV
Inglaterra vs África do Sul
- Sábado, dia 22 de Novembro às 14.30h na Sporttv3 em directo e exclusivo.
- Domingo, dia 23 de Novembro às 01.10h na Sporttv1.
País de Gales vs Nova Zelândia
- Sábado, dia 22 de Novembro às 17.10h na Sporttv3 em directo e exclusivo.
Irlanda vs Argentina
- Quinta-feira, dia 27 de Novembro às 21.20h na Sporttv2
França vs Austrália
- Sexta-feira, dia 28 de Novembro às 21.30h na Sporttv2
terça-feira, 18 de novembro de 2008
Galeses respondem ao haka?
Segundo o próprio, "a maior homenagem que se pode prestar ao haka é responder e não ficar apenas de braços cruzados".
É de relembrar que Gatland fez parte da selecção neozelandesa que em 1989 viajou a Lansdowne Road e que durante o haka sentiu olhos nos olhos a selecção irlandesa capitaneada por Willie Anderson. Diz Gatland que, "a resposta dos irlandeses naquele dia foi fantástica!", ao contrário do que foi dito (especialmente na Irlanda) nos dias que seguiram ao jogo. "Foi sinal de que estavam ali para enfrentar o combate e que não iam baixar os braços."
É de recordar também que os episódios do Haka no Millenium não são de agora. Em 2004, Gales respondeu ao haka com a presença do tenor Wyn Evans no relvado, para cantar o Bread of Heaven enquanto acenava com a bandeira galesa. Dois anos mais tarde, os responsáveis galeses quiseram que o haka fosse feito antes dos hinos nacionais mas os All Blacks recusaram-se e fizeram o haka entre eles no seu balneário (na foto).
Sábado, dia 22 de Novembro, quando as duas equipas entrarem em campo todas as dúvidas ficarão dissipadas mas que era bonito ver uma resposta decente dos galeses lá isso era...
sábado, 15 de novembro de 2008
Frases
Richie McCaw, capitão dos All Blacks, sobre os 50 jogos de Brian O´Driscoll como capitão da Irlanda.
Rugby na TV
Hoje, tive a oportunidade de assistir à segunda parte da supreendente vitória do Montpellier sobre o Std. Français por 26-13 num jogo que acabou por ser mais bem disputado do que bem jogado.
O Std. Français não contava com oito titulares que estão ao serviço das suas selecções (Juan Martin Hernandez faz muita falta...) e as várias faltas que foram fazendo ao longo do jogo foram sempre bem aproveitadas pelo Montpellier para atirar aos postes e ir mantendo uma distância confortável sobre os homens de Paris.
Do lado do Montpellier, o lobo Gonçalo Uva acabado de recuperar da lesão naturalmente não foi ainda convocado. Nota final para a substituição do formação J. Tomas pela "velha glória" da Nova Zelândia, Justin Marshall (89 jogos pelos All Blacks) que, apesar de um ou outro erro inicial fez uma grande arrancada que por pouco não deu ensaio, a mostrar que apesar dos 35 anos ainda está ali para as curvas.
Amanhã é a vez das selecções do hemisfério sul entrarem em campo, depois de Gales ter batido hoje o Canadá em casa, por 34-13. Os horários das transmissões para amanhã são os seguintes:
Irlanda vs Nova Zelândia
- Sábado, dia 15 de Novembro às 17.10h na Sporttv3 em directo e exclusivo.
Escócia vs África do Sul
- Sábado, dia 15 de Novembro às 21.30h na Sporttv2.
Inglaterra vs Austrália
- Sábado, dia 15 de Novembro às 22.00h na Sporttv2.
Irlanda vs Nova Zelândia
- Sábado, dia 15 de Novembro às 23.50h na Sporttv2
Irlanda vs Nova Zelândia
- Domingo, dia 16 de Novembro às 13.00h na Sporttv2.
Escócia vs África do Sul
- Domingo, dia 16 de Novembro às 13.30h na Sporttv2.
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Londres 2012 sem sevens
O rugby de VII, ou sevens, vai ter que esperar pelo menos mais oito anos para estar representado nos Jogos Olímpicos desde a sua última aparição em 1924 - na altura rugby de XV.
O COI (Comité Olímpico Internacional) já prometeu alargar os Jogos de 2016 para 28 modalidades (Londres 2012 só conta com 26) e para as duas vagas em aberto competem sete desportos diferentes: rugby (sevens), baseball, softball, "roller sports", squash e o karaté.
Assim, tanto os sevens como as outras seis modalidades vão ter que aguardar até o próximo mês de Outubro, para saberem a decisão final de quais as duas modalidades escolhidas paras os Jogos Olímpicos 2016 que terão lugar numa destas quatro cidades: Chicago, Tóquio, Madrid ou Rio de Janeiro.
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Será desta?
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
Até quando?
nas duas vertentes.
É verdade que existe o lado positivo da coisa, ou seja, foram várias caras novas com a selecção de XV à Irlanda, mas será que é benéfico que jogadores, como é o caso do Vasco Uva, manos Mateus, Duarte Cardoso Pinto, Pedro Leal ou Tiago Girão, que serão importantíssimos no Torneio das 6 Nações B, fiquem em Lisboa a preparar as etapas do circuito da IRB que se aproximam? Ou, por exemplo, como é o caso de Adérito Esteves, Gonçalo Foro ( na foto) ou Pedro Cabral que também são bastante influentes na equipa de sevens e não vão estar presentes nas duas etapas do Dubai e George por estarem na Irlanda com a selecção de XV.
A partir de quando é que Portugal vai ter qualidade ou quantidade (não sei...) para ter duas equipas independentes com jogadores e equipa técnica própria para cada uma das vertentes?
Prémios CDP
A Selecção Nacional de Sevens, que este ano brilhou ao vencer o Europeu de Sevens em Hannover, conseguindo assim o apuramento para o Mundial de Sevens 2009, no Dubai, é uma das cinco equipas candidatas ao prémio de melhor equipa do ano para a CDP (Confederação do Desporto de Portugal). As outras quatro equipas são: Selecção Nacional Futsal - Desporto Universitário; Dupla K2 500m (fem) - Canoagem; Selecção Nacional Ciclismo - Desporto para Deficientes; Selecção Nacional Sras Mar - Pesca Desportiva.
A decisão final cabe a todos os portugueses e quem quiser ajudar a nossa selecção a obter o reconhecimento que merece só tem de ir a www.cdp.pt e votar nos lobos portugueses. Até porque o tema escolhido para este ano pelo CDP é Amor à Camisola...
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Rugby na TV
País de Gales vs África do Sul
- Sábado, dia 8 de Novembro às 14.30h na Sporttv2 em directo e exclusivo.
Escócia vs Nova Zelândia
- Sábado, dia 8 de Novembro às 23.00h na Sporttv2.
Inglaterra vs Ilhas do Pacífico
- Domingo, dia 9 de Novembro às 16.00h na Sporttv2.
Frases
John Smith, capitão dos Springboks
Diferente?
A equipa do País de Gales encontra-se agora mais ligada ao seu santo padroeiro, e quem sabe se não protagonizarão algum "milagre" nestes autumm tests.
terça-feira, 4 de novembro de 2008
EDF Energy Cup (parte2)
Gloucester vs Ospreys
Estes jogos terão lugar na Arena Ricoh, em Conventry, no próximo dia 28 de Março
Grupo A - Gloucester
A equipa de Gloucester precisava de dois pontos para garantir um lugar na meia-final, mas a boa exibição dos Newcastle Falcons tornou a tarefa muito mais difícil do que era esperado, e só mesmo a 4min do final é que o ensaio de Apo Satala veio definir o 11-10 final, a favor do Gloucester.
GrupoB - Cardiff Blues
Os Cardiff Blues alcançaram o primeiro lugar após uma vitória por 24-18 frente ao Bath, que se mostrou com vontade de ganhar desde o início. A equipa de Bath foi a equipa que controlou o jogo, encontrando porém uma óptima defesa por parte dos Blues, que foram eficazes nas raras ocasiões em que foram ao meio campo Inglês. Num ataque bem conseguido por parte da equipa Inglesa, o ponta Joe Maddock sofreu uma vistosa placagem alta, sancionada com um ensaio de penalidade.
Grupo C - Ospreys
Os Ospreys, que defendem o título, garantiram um lugar na meia-final graças a uma excelente exibição do seu nº10 James Hook frente aos London Irish, marcando em chutos aos postes 14 dos 19 pontos que a sua equipa marcou. Os Ospreys viriam mesmo a perder por 23-19 mas a derrota com ponto bónus foi o suficiente para garantir a passagem à próxima fase. James Hook fez a exibição que a sua equipa precisava, mantendo sempre a concentração e a cabeça fria. Prova disso foi a penalidade que marcou no início da 2ª parte, a 52 metros, quando a sua equipa perdia por 20-6.
Apesar da excelente exibição do abertura galês, Hook não será titular contra os campeões no mundo, sendo que os Ospreys contríbuiem com 11 jogadores para os 22 convocados do próximo fim de semana.
Grupo D - Northampton Saints
Uma grande exibição fez também a equipa dos Northampton Saints. Apesar de um mau inicio de jogo estando a perder por 10-0, foram melhorando a defesa e impondo o seu ritmo ao jogo, mantendo a calma, mesmo quando devido a um cartão amarelo só alinhavam com 14 jogadores. Destaque para a exibição do abertura Stephen Myler, que fez uma óptima placagem ao nº8 dos Scarlets David Lyons, salvando um ensaio
EDF Energy Cup (parte1)
Em 2005, com o nome de EDF( Electricité de France) Energy Cup, o formato da competição foi alterado, passando a incluir apenas as 12 equipas da primeira divisão Inglesa e as 4 equipas provinciais galesas. O sistema de eliminatórias foi substituído pela formação de 4 grupos de 4 equipas compostos por 3 equipas inglesas e uma galesa, em que os primeiros classificados de cada grupo são apurados para as meias finais.
O envolvimento de equipas galesas veio provocar uma forte contestação das entidades irlandesas e escocesas devido ao consentimento dos galeses em terem jogos para a Celtic League e EDF Cup no mesmo fim-de-semana, tendo mesmo provocado a expulsão da equipas galesas da Celtic League. Mais tarde chegou-se a acordo e os clubes galeses foram readmitidos.
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
Resultados do Fim de Semana
Nova Zelândia 19-14 Austrália
Portugal 13-21 Canada
Bélgica 9-8 Ucrânia
Top 14
Mont Marsan 7-31 Perpignan
Castres 26-31 Montpellier
Clermont 22-6 Stade Français
Biarritz 12-14 Bayonne
Dax 32-10 Bourgoin
Toulouse 21-15 Brive
EDF Energy Cup
Cardiff Blues 24-18 Bath Rugby
Leicester Tigers 30-20 Sale Sharks
Bristol Rugby 22-24 Sarracens
Northampton Saints 33-20 Scarlets
London Irish 23-19 Ospreys
London Wasps 21-10 Newport Gwent Dragons
Newcastle Falcons 10-11 Gloucester Rugby
Worcester Warriors 14-27 Harlequins
Springboks sem Springbok
A SARU (South African Rugby Union) tomou a decisão de reconhecer a prótea como emblema nacional e retirar a Cabra-de-Leque (Springbok) do coração do equipamento dos actuais campeões mundiais de rugby. Nos últimos tempos foram feitas grandes pressões para o abandono do símbolo considerado como racista e representativo da arrogância dos “brancos” e encontrar um símbolo nacional que possa ser utilizado em todas as modalidades. A decisão foi, por fim, tomada na semana passada, durante uma reunião com o presidente Sul-Africano e deve ser comunicada numa próxima reunião entre a SARU e o Ministro do desporto Sul-Africano Makhenkhesi Stofile.
A actual camisola de jogo deverá continuar a ser utilizada até à digressão dos Lions ao país, visto que as alterações nas leis relacionadas com equipamentos desportivos nacionais demoram cerca de 9 meses a ser implementadas.
De qualquer modo penso que não será uma decisão muito popular entre os fans dos Springboks, e não sei como será aceite pelos jogadores. Será que para os jogadores Sul-Africanos é apenas uma mudança na camisola que vestem para jogar ou será que usar o “Springbok” ao peito é um orgulho indescritível e um sonho de uma vida?
domingo, 2 de novembro de 2008
All Blacks vencem Wallabies
Equipas para RWC SEVENS 2009
As 16 equipas qualificadas para a versão feminina da competição são: