A sugestão partiu do treinador do País de Gales, Warren Gatland, que vai enfrentar pela primeira vez os All Blacks, desde que é treinador da selecção galesa.
Segundo o próprio, "a maior homenagem que se pode prestar ao haka é responder e não ficar apenas de braços cruzados".
É de relembrar que Gatland fez parte da selecção neozelandesa que em 1989 viajou a Lansdowne Road e que durante o haka sentiu olhos nos olhos a selecção irlandesa capitaneada por Willie Anderson. Diz Gatland que, "a resposta dos irlandeses naquele dia foi fantástica!", ao contrário do que foi dito (especialmente na Irlanda) nos dias que seguiram ao jogo. "Foi sinal de que estavam ali para enfrentar o combate e que não iam baixar os braços."
É de recordar também que os episódios do Haka no Millenium não são de agora. Em 2004, Gales respondeu ao haka com a presença do tenor Wyn Evans no relvado, para cantar o Bread of Heaven enquanto acenava com a bandeira galesa. Dois anos mais tarde, os responsáveis galeses quiseram que o haka fosse feito antes dos hinos nacionais mas os All Blacks recusaram-se e fizeram o haka entre eles no seu balneário (na foto).
Sábado, dia 22 de Novembro, quando as duas equipas entrarem em campo todas as dúvidas ficarão dissipadas mas que era bonito ver uma resposta decente dos galeses lá isso era...
terça-feira, 18 de novembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Quanto aos galeses nao sei, mas o howlett, mafi e o tipoki do munster responderam hoje aos all blacks
E o Manning, que jogou a 10, e que é neozelandês também.
E assim foi...
Enviar um comentário